sábado, 14 de maio de 2011

CICLOS DE ESCLARIDADE


"A Escolaridade em Ciclos: práticas que conformam a escola dentro de uma nova lógica - a transição para a escola do século XXI obtidos a partir da análise qualitativa realizada no âmbito de uma unidade escolar".
Claudia de Oliveira Fernandes – UNIRIO – coff@uol.com.br
GT: Educação Fundamental / n.13
Agência Financiadora: CAPES

Análise sobre a organização da escolaridade em Ciclos no Brasil
O objetivo deste artigo é analisar os aspectos que têm sido enfatizados nos estudos e publicações sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil, bem como suas limitações e perspectivas.
Revisão da literatura e perspectivas para a pesquisa
Jefferson Mainardes
Universidade Estadual de Ponta Grossa


"Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou as repercussões que a organização da escolaridade em ciclos introduziu nas escolas e nas práticas dos professores no exercício de sua profissão. O estudo sustenta que a experiência dos ciclos conforma a escola dentro de uma nova lógica".
Claudia Oliveria Fernandes
Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro


A Escolaridade em Ciclos: práticas que conformam a escola dentro de
uma nova lógica - a transição para a escola do século XXI
Tese de Doutorado de Claudia de Oliveira Fernandes

segunda-feira, 9 de maio de 2011

EDUCAÇÃO

Frases sobre Educação

"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner)

"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." (James Russell Lowell)

"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor."  (Padre Antônio Vieira)

"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." (Albert Eisntein)

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)

 "O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?"  (Mahatma Gandhi)

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento." (Ambrose Bierce)

"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." (Etienne Bonnot de Condillac)

"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." (Adam Smith)

"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o." (Thomas Fulle)

"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)

"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)

"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)

"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade." (Voltaire)

"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." (Eric Berne)

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)

"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)

"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (Bertrand Russell)

"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." (Emilio Castelar)

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)

"A educação é para a alma o que é a escultura para o bloco de mármore." (Joseph Addison)

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)

"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo." (J. Petit Senn)

"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." (José Martí)

"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." (José Arthur Giannotti)

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." (Friedrich Froebel)

"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores." (Dean William R. Inge)

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." (Albert Einstein)

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)

Fonte - http://www.sitequente.com/frases/educacao.html

EDUCAÇÃO PARA UM MUNDO MELHOR

Por um mundo melhor

O homem busca, em desespero, mas antes tarde do que nunca, a preservação do que sobrou neste Planeta. Não é impossível, até porque atitudes simples têm o poder de mudar o rumo de coisas importantes. Mas eis o impasse: por que não se começa a educar para o equilíbrio da ecologia humana? Quanto custa o esforço por um abraço, um sorriso, pela demonstração de afeto?

A Escola gasta quase todo o tempo destinado a ela resolvendo equações de primeiro e segundo graus e a criança vive refém dos deveres de casa. Não há tempo nem espaço brincar. Dirão muitos que a concorrência exige tudo isso na corrida desenfreada ao mercado de trabalho: passar nos concursos, nos vestibulares e arranjar emprego...

Certa vez, perguntaram a uma famosa atriz, centenária, o que a levou ao sucesso nos palcos do teatro e ela nem pestanejou: a fome. Estudar não lhe fez falta? Perguntou o repórter, e ela disse que não, porque a professora só ensinava algarismos romanos até 100.

Por incompetência, muitas Escolas deixaram de ensinar a preservar, a amar uns aos outros, a compartilhar, a viver em grupo e tantas outras coisas fundamentais à felicidade humana! Eles têm pressa de dar o programa todo. E dão. Mas...e os valores que fundamentam a vida?

A educação tem os recursos pedagógicos para ajudar a transformar a humanidade. Quem falhou? Ao invés de se ensinar somente doutrinas, porque não se ensinam valores? Fé, amor, paz, união, misericórdia, fraternidade, solidariedade? Ensinar ao homem a ser bom é um grande desafio. Todas as guerras do Planeta têm origem nas doutrinas.

Quando o homem reflorestar as idéias, podar os galhos secos da ira, regar suas raízes no manancial da fé, vai colher os frutos de um mundo oxigenado de amor. O homem equilibrado vai equilibrar o Planeta!

O Brasil tem recursos para investir na educação, sim. Todavia, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou em viagem a Portugal, que o Brasil investe "menos do que 4%" do PIB (Produto Interno Bruto) na sua área. Segundo ele, gastos em outras áreas, como saúde, são contabilizados como despesas em educação. Estudo feito pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) revela que o Brasil gasta 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação pública. Esta porcentagem está abaixo da média verificada nos países que pertencem à Organização, que é de 4,9%. No ranking a França é a líder, com 5,61%, seguida do México (5,12%), Estados Unidos da América (5,02%), Coréia do Sul (4,79%), Grã-Bretanha (4,66%) e Espanha (4,33%). O país deveria investir, durante 20 anos, pelo menos 6% do PIB, se quiser realmente amenizar seus problemas na área educacional. Com PIB de R$ 1,9 trilhão, o Brasil é a maior economia da América Latina. Há um déficit de no mínimo 254 mil professores na rede esfarrapada do sistema. Precisa falar mais o que? Distribuem-se computadores a analfabetos funcionais como se isto fosse inclusão.
O mundo, cada vez mais perto e visível, fica ao alcance de um mouse e muitas vezes, na mira de uma bala perdida. Ás vezes, o educador, sim, fica invisível. Cadê o educador?

Diz-se que um certo rei mandou colocar uma enorme pedra no centro de uma estrada bastante movimentada e ficou, à distância, observando as reações daqueles que por ali passavam. Ele desejava ver quem tomaria a iniciativa de retirar a pedra, que atrapalhava o livre trânsito. Os homens de todas as camadas sociais passaram e todos igualmente se desviavam da pedra, subindo no acostamento. O rei notou que a maioria daqueles que caminhavam, apressados, queixava-se do rei por não se interessar pela conservação da via.

Finalmente, um lavrador aproximou-se da pedra e, com grande esforço, retirou a pedra do caminho. Acontece que, ao transportar a pedra para fora da estrada, sentiu que pisara em alguma coisa que certamente estaria embaixo dela. Depois de afastá-la do caminho, voltou e viu que no lugar ocupado por ela estava uma carteira. Abrindo-a, encontrou, além de uma respeitável soma de dinheiro, também uma notificação do próprio rei, esclarecendo que aquela importância se destinava a quem demonstrasse respeito, consideração mútua e urbanidade ao retirar da estrada a pedra que mandara colocar de propósito.

Moral da história: O educador sabe o que fazer das pedras. A educação precisa mudar o ritmo, a postura e o tom do discurso para garimpar tantas pedras preciosas que encontra pelo caminho. E sobre pedras edificar escolas. Afinal de contas: ”Tu és Pedro e sobre esta pedra...”.

Texto de Ivone Boechat
 
Fonte: http://ivoneboechat.blogspot.com/2010/06/por-um-mundo-melhor_25.html