A análise da prática pedagógica tem demonstrado que só serão possíveis mudanças significativas na educação brasileira, à medida que o professor tiver uma compreensão profunda da razão de ser da sua prática e uma clara opção política acerca do seu ato pedagógico.
Embora muitos professores sintam que têm um papel importante na determinação de mudanças significativas no processo de ensino, frustam-se quando, na busca de alternativas, nem sempre conseguem bons resultados. Se na sua prática cotidiana o professor percebe que a metodologia adotada favorece apenas alguns alunos, em detrimento de outros ou da maioria, é preciso que ele compreenda e tenha claro o porquê disso, a que alunos este método favorece e porque os favorece. Sem essa compreensão, dificilmente conseguirá mudanças que levam a resultados significativos.
Vejamos alguns pontos chaves:
· A necessidade de que o aluno tenha participação ativa no processo ensino-aprendizagem.
· Critérios de escolha a ser considerado, conforme o quadro a seguir.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS | ||||
ESTRUTURA DO ASSUNTO E TIPO DE APRENDIZAGEM ENVOLVIDO | ||||
ESCOLHA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS | ||||
CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DAS ATIVIDADES DE ENSINO | ||||
TEMPO DISPONÍVEL | ACEITAÇÃO E EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS | |||
FACILIDADES FÍSICAS |
· Cada atividade tem um potencial pedagógico diferente e limitações específicas.
· Não se pode oferecer uma receita didática, mas apenas conceitos e tipologias.
Alguns dos importantes subsídios de escolha são:
· O objetivo de ensino é o definidor dos critérios de seleção e organização dos métodos e técnicas.
· A estrutura do assunto a ser ensinado determina o tipo de atividade.
· As características próprias das atividades de ensino.
· A etapa no processo de ensino determina o tipo de atividades mais indicado.
· Tempo e as facilidades físicas disponíveis.
O aluno deve desenvolver as capacidades de:
· Observar
· Analisar
· Teorizar
· Sintetizar
· Aplicar e transferir o aprendido
As atividades metodológicas desenvolvidas devem ser combinadas, de forma simultânea ou seqüencial, oferecendo ao aluno a oportunidade de perceber e analisar o assunto sob diversos ângulos.
É importante ressaltar que há diferenças no grau de liberdade de opção das técnicas a serem utilizados pelos professores. Havendo um maior controle no 1º e 2º ciclo e maior liberdade nos demais ciclos de ensino, por parte da coordenação pedagógica.
Nas condições objetivas de trabalho docente, falta tempo e espaço para refletir com seus colegas sobre a experiência pedagógica de cada um e o estudo de um instrumental teórico sistematizado que auxilie na compreensão da razão de ser dos problemas enfrentados. Pode-se notar, na variedade de técnicas de ensino, um ecletismo devido às diversas teorias pedagógicas que lhe deram origem.
Segundo VASCONCELLOS (1999, p. 147) de acordo com a teoria do conhecimento que fundamenta o trabalho do professor, considera como referência a concepção dialética de conhecimento, destacando a problematização como elemento nuclear na metodologia de trabalho em sala de aula. Se forem adequadamente captadas, as perguntas deverão provocar e direcionar de forma significativa e participativa, o processo de construção do conhecimento por parte do aluno, sendo também um elemento mobilizador para esta construção. Nesse sentido, ao preparar a aula, o professor já poderia destacar as possíveis perguntas e problemas desencadeadores para a reflexão dos alunos.
De acordo com VILARINHO (1985, p. 52) os métodos de ensino apresentam três modalidades básicas:
- Métodos de ensino individualizado: a ênfase está na necessidade de se atender às diferenças individuais, como por exemplo: ritmo de trabalho, interesses, necessidades, aptidões, etc., predominando o estudo e a pesquisa, o contato entre os alunos é acidental.
- Métodos de ensino socializado: o objetivo principal é o trabalho de grupo, com vistas à interação social e mental proveniente dessa modalidade de tarefa. A preocupação máxima é a integração do educando ao meio social e a troca de experiências significativas em níveis cognitivos e afetivos.
- Métodos de ensino sócio-individualizado: procura equilibrar a ação grupal e o esforço individual, no sentido de promover a adaptação do ensino ao educando e o ajustamento deste ao meio social.
O quadro a seguir sugere a escolha das técnicas em função dos objetivos a atingir.
Modalidades Básicas | Técnicas | Aplicações |
Individualizado | Estudo Dirigido | Estimular método de estudo e pensamento reflexivo. Levar a autonomia intelectual. Atender a recuperação de estudos. |
Ensino por fichas | Revisão e enriquecimento de conteúdos | |
Instrução programada | Apresentação de informações em pequenas etapas e seqüência lógica. Fornece recompensa imediata e reforço. Permite que o aluno caminhe no seu ritmo próprio. | |
Ensino por módulos | Leva o estudante a responsabilidade no desempenho das tarefas propostas. Propõe ao aluno os objetivos a serem atingidos e variadas atividades para alcançar esses objetivos. | |
Socializado | Discussão em pequenos grupos Estudo de casos | Troca de idéias e opiniões face a face. Resolução de problemas. Busca de informações. Tomada de decisões. |
Discussão 66 ou Phillips 66 | Revisão de assuntos. Estímulo à ação. Troca de idéias e conclusão | |
Painel | Definir pontos de acordo e desacordo. Debate, consenso e atitudes diferentes (assuntos polêmicos) | |
Painel Integrado | Troca de informações. Integração total (das partes num todo). Novas oportunidades de relacionamento. | |
Grupo de cochicho | Máximo de participação individual. Troca de informações. Funciona como meio de incentivação. Facilita a reflexão. | |
Discussão dirigida | Solução conjunta de problemas. Participação de todos os | |
Brainstorming | Criatividade (Idéias originais). Participação total e livre. | |
Seminário | Estudo aprofundado de um tema. Coleta de informações e experiências. Pesquisa, conhecimento global do tema. Reflexão crítica. |
Modalidades Básicas | Técnicas | Aplicações | ||
Socializado | Simpósio | Divisão de um assunto em partes para estudo. Apresentação de idéias de modo fidedigno. O grupão faz a conferência do que foi apresentado. | ||
GVGO ou Grupo na Berlinda | Verbalização. Objetividade na discussão de idéias. Capacidade de análise e síntese. | |||
Entrevista | Troca de informações. Apresentação de fatos, opiniões e pronunciamentos importantes. | |||
Diálogo | Intercomunicação direta. Exploração, em detalhe, de diferentes pontos de vista. | |||
Palestra | Exposição menos formal de idéias relevantes. Sistematização do conteúdo. Comunicação direta com o grupão. | |||
Dramatização | Representação de situações da vida real. Melhor rendimento e compreensão dos elementos. | |||
Sócio-individualizado | Método de Projetos | Realiza algo de concreto. Incentiva a resolução de problemas sugeridos pelos alunos. Exige trabalho em grupo e atividades individuais. | ||
Método de problemas | Desenvolve o pensamento reflexivo. Desenvolve o pensamento científico. | |||
Unidades didáticas | Compreensão do “todo” a ser estudado. Incentivo ao aluno e a criatividade, flexibilidade nas atividades. Permite organização do conteúdo aprendido. | |||
Unidades de Experiências | Aplicação do conceitos teóricos na prática. Permite ao aluno uma análise crítica e a reconstrução da experiência social. | |||
Pesquisa como atividade discente | Desenvolve o gosto pelo estudo científico. Leva o aluno a distinguir a pesquisa pura da aplicada. Utiliza-se de diversas técnicas de coleta de dados. Utiliza-se do método científico. | |||
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 2000.
2. BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Petrópoliz: Vozes, 1989.
3. MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática Teórica e Didática Prática: para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1989.
4. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.
5. NÉRICI, Imídeo Giuseppe. Metodologia do Ensino: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1981.
6. RAMOS, Cosete. Sala de aula de qualidade total. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1995.
7. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 1999.
8. VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Didática: Temas Selecionados. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1985.
Fonte:
Muito util - excellente sintese
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirEsclarecedor, obrigada!
ResponderExcluirÓtimo material, obrigada
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