Usando Recursos Audiovisuais
Lembrem-se: Nenhum recurso audiovisual é em si mesmo eficaz ou ineficaz.1. O MÉTODO AUDIOVISUAL DEPENDE:
1. Da habilidade do líder.
2. Do tamanho do grupo.
3. Do propósito.
4. Da habilidade dos alunos.
5. Do equipamento.
6. Do tempo disponível.
7. Do custo.
2. OS RECURSOS AUDIOVISUAIS APRESENTAM VANTAGENS:
1. Atrai a atenção.
2. Domina a atenção.
3. Aumenta a retenção.
4. Torna a aprendizagem mais rápida.
5. Prepara o ambiente.
6. Desperta a motivação do aluno.
Cada aluno é diferente em sua característica pessoal.
O aluno precisa ter sua atenção atraída pelo professor.
O conteúdo ensinado precisa ser compreendido e retido na mente do aluno.
O aluno precisa sentir-se motivado para a aprendizagem do conteúdo que está sendo ensinado.
Daí apresentarmos aqui a lista de vantagens que encontramos nos Recursos Audiovisuais.
Responda a seguinte pergunta:
1. Por que os recursos audiovisuais não são eficazes ou ineficazes em si mesmo?
Comente os seguintes assuntos sobre as Vantagens dos Recursos Audiovisuais:
1. Atrai a atenção do aluno.
2. Aumenta a retenção do aluno.
3. Desperta motivação no aluno.
3. TIPOS DE RECURSOS AUDIOVISUIAS
Todos têm presenciado o avanço da tecnologia nos últimos dez anos; principalmente com a democratização da Internet a Educação a Distância tem aproximado o aluno das oportunidades de aprendizagem e capacitação em seu próprio ambiente, sem a necessidade de locomover-se para os grandes centros em busca de aprimoramento.
O uso de equipamentos como os projetores multimídia, os computadores portáteis, os DVD´s, têm entrado nas salas de aulas e ajudado garantir as vantagens dos recursos audiovisuais exigindo do professor aprimoramento de sua habilidade para uso dos equipamentos tecnológicos à sua disposição.
É bom lembrar que esses equipamentos ainda não estão ao alcance de todas as classes de estudos, principalmente em nossas igrejas evangélicas.
Mas ainda há lugar para os bons e velhos recursos audiovisuais que oferecem aos professores ferramenta importante para aplicação do conteúdo que vai ensinar aos seus alunos.
É isto que estudaremos a partir deste Tópico.
Filmes podem ser encontrados nas locadoras, ou adquiridos nas lojas especializadas tanto na versão DVD ou ainda Vídeo Cassete.
Use filmes da seguinte maneira:
1. Mostrar um filme inteiro para começar um estudo.
2. Use como método de discussão.
3. Mostre como introdução ou revisão de um estudo.
4. Mostre parceladamente, parando para discussão.
5. Peça aos observadores para anotarem as idéias para comentário posterior.
Use filmes:
1. Para assegurar participação emocional.
2. Quando tiver equipamento disponível.
3. Para apresentar sons e cenas reais.
4. Para diminuir o tempo necessário para o treinamento.
5. Para atrair a atenção.
6. Para despertar interesse.
7. Para deixar impressões profundas.
8. Para aumentar a retenção.
9. Para prover variedade em experiências de aprendizagem.
10. Para tornar a aprendizagem uniforme.
Vantagens
1. Aproxima experiências da vida real.
2. Apela às emoções.
3. Apresenta movimentação, tempo e seqüência.
4. Assegura apresentação bem fundamentada por meio de professores hábeis.
5. Pode ser usado de várias maneiras, apresentado em parte ou o filme todo.
6. Faz uso da visão e da audição.
Limitações
1. Indisponibilidade de filmes.
2. Indisponibilidade de equipamento.
3. Necessidade de pessoas habilitadas para operar o equipamento.
4. Necessidade de sala apropriada.
5. Alguns filmes são muito longo para serem usados com grupo de discussão.
Cartaz é um símbolo visual que apresenta uma idéia e a explana.
Use cartaz
1. Para atrair a atenção.
2. Para desenvolver uma idéia.
3. Para apresentar uma informação.
4. Para um grupo que sabe ler.
5. Quando o orçamento for limitado.
6. Para grupo s pequenos.
7. Para introduzir ou rever um assunto.
8. Para salientar pontos chaves.
9. Como variedade para métodos de discussão.
10. Para a aprendizagem mais rápida.
11. Para aumentar a retenção.
Vantagens.
1. Atrai a atenção.
2. Pode ser preparado com antecedência.
3. Preço acessível.
4. Pode ser usado de várias maneiras.
5. Pode ser usado repetidas vezes.
6. Notas podem ser escritas à margem das folhas.
7. Pode ser feito de material acessível.
Limitações
1. Não ode ser usado com grupo grandes.
2. Menos flexível para usar do que o quadro de giz.
3. Requer habilidade para preparar.
Responda as seguintes perguntas:
1. Qual é a melhor ocasião para se usar filmes?
2. O que mais facilmente pode ser apresentado em um cartaz?
3. Comente a seguinte a seguinte afirmação:
"A apresentação de um filme aproxima o aluno das experiências da vida real"
4. Por que cartazes não deve ser usado com grupos grandes?
Escolha um dos tipos de cartazes sugeridos, e prepare sua apresentação do conteúdo de aprendizagem para os seus alunos em sua classe.
Mapas é uma representação, geralmente plana, da superfície da terra ou alguma parte dela.Use mapas:
1. Para tornar a apresentação documentada.
2. Para mostrar a posição relativa do tamanho dos lugares.
3. Para atrair a atenção.
4. Para despertar a motivação.
5. Para aumentar a retenção.
6. Para tornar a aprendizagem mais rápida.
7. Para assegurar a participação dos alunos.
8. Para ajudar no planejamento de uma rota.
Vantagens
1. Preço acessível.
2. Fácil manipulação.
3. Uso variado.
4. Pode ser usado por líderes e alunos.
5. Pode ser usado várias vezes.
6. Torna o ensino documentado.
7. Atrai a atenção.
8. Intensifica interesse.
9. Aumenta a retenção.
10. Torna a aprendizagem mais rápida.
Limitações
1. Pode ser desatualizado
2. Perde-se com facilidade se não cuidadosamente conservado.
3. Pode não ser encontrado com facilidade.
4. A maioria dos líderes não sabe usar mapa com criatividade.
Escolha um dos tipos de mapas sugeridos, e prepare sua apresentação observando em que circunstância é possível usar um mapa (Exemplo: Uma aula sobre viagens missionárias do Apostolo Paulo é possível usar mapas).
Quadro de Giz é uma superfície especialmente preparada para apresentação do conteúdo do assunto, e poderá ser usado de forma bem criativa.Use o quadro de giz:
1. Porque é o meio mais usado e em disponibilidade.
2. Quando o grupo tiver que fazer anotações.
3. Quando o assunto não carecer de registro permanente.
4. Para esboçar um assunto para uma reunião.
5. Para assegurar a participação do aluno.
6. Para atrair atenção.
7. Para despertar motivação.
8. Para aumentar a retenção.
9. Para tornar a aprendizagem mais rápida.
Vantagens
1. Preço acessível.
2. Disponibilidade.
3. Uso variado.
4. Pode ser usado várias vezes numa só apresentação.
5. Uso simples.
6. Atrai e mantém a atenção.
7. Intensifica interesse.
8. Aumenta a retenção.
9. Intensifica a aprendizagem.
10. Assegura a participação do aluno.
Limitações
1. A matéria que se escreve é de uso temporário.
2. É comum.
3. É geralmente estacionário.
4. Não pode ser usado com grandes grupos.
5. Certas pessoas não sabem usar o quadro de giz de maneira atraente.
Obs. Atualmente você encontra no mercado um QUADRO BRANCO que é usado com tipo especial de caneta para escrever os assuntos.
Escolha uma das sugestões de QUADRO DE GIZ e prepare sua apresentação observando em que circunstância é possível usar um quadro de giz. (esboço do tema ou assunto, por exemplo).
Use o Recurso Filme Cinematográfico e faça aplicação em sua sala de aula, ou grupo de estudo (Escolha um filme que esteja relacionado com o assunto que vai abordar em sala de aula).
2. Leia quais são as vantagens e limitações.
BIBLIOGRAFIA
Ensino Dinâmico e Criativo, Leroy Ford, JUERP
Ensino Dinâmico, como mudar o comprtamento em sala de aula, Sophia Steibel, IBER
Planejamento do Ensino e Treinamento, Leroy Ford, JUERP
As Sete Leis do Ensino, John Milton Gregory, JUERP
A Pedagogia de Jesus, o Mestre por Excelência, JUERP
Excelente... Gostei muito... Estou me preparando pra um Seminário... Exclarecir as dúvidas...
ResponderExcluirMuito bom . Tinha duvidas . Agora entendi !
ResponderExcluirConmo faço para adiquirir no suport pdf?
ResponderExcluir